Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Oswaldo Goeldi____Sombria luz____MAM



Com cerca de 200 trabalhos, entre gravuras originais e desenhos em carvão, nanquim, lápis, etc produzidos nos anos 1920 até sua morte, em 1961, o Museu de Arte Moderna apresenta "O expressionismo de Oswaldo Goeldi" com uma linguagem particular dentro do modernismo brasileiro, ou seja, uma visão obscura e melancólica do Rio de Janeiro contrastando com a idéia de um pais alegre, colorido e feliz proposto por seus contemporâneos.



As obras de Goeldi se caracterizam por afinidades temáticas trazendo uma visão diferente do espaço urbano carioca (ruas, casarões e transeuntes); quanto às afinidades plásticas, com predominância da xilogravura que a partir de um determinado momento ganha cor para contrabalançar o preto constante do desenho e da gravura próxima à exploração de luz e sombra de um pais cheio de contrastes, desajustes, isolamento e solidão que se contrapondo a exuberante beleza natural, podemos afirmar que sua produção choca os mais sensíveis ao expor 50 anos atrás a realidade presente e meio século depois vem confirmar sua expectativa.


Segundo Paulo Venancio Filho, “meio século após sua morte, as obras de Goeldi ainda desafiam os clichês que retratam o Brasil como uma espécie de paraíso tropical. Com os recursos limitados da xilogravura e do desenho a lápis ou carvão ele mostrou que sob a luz solar havia um mundo em desassossego e desajuste”. “Este singular expressionista deslocado nos trópicos, que encontrou em Alfred Kubin – com quem se correspondeu – um amigo e admirador, vislumbrou, especialmente na paisagem urbana do Rio de Janeiro, a condição trágica do homem moderno; seu isolamento, sua solidão, sua disjunção com o real. Através da simples oposição entre luz em sombra da xilogravura, com uma economia mínima de elementos, revelou um mundo subterrâneo, às vezes fantástico, às vezes sinistro e ameaçador, e não menos verdadeiro.”


Manoel – MAM – Museu Arte Moderna


http://www.centrovirtualgoeldi.com/paginas.aspx?Menu=obras&opcao=G&iditem=0

http://tvuol.uol.com.br/assistir.htm?video=metropolis---exposicao-oswaldo-goeldi--sombria-luz-04024C1B3170E4C12326

Nenhum comentário:

Postar um comentário