Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Edifício Martinelli - uma pérola restaurada no Centro de São Paulo

Com 30 andares, o Edifício Martinelli foi o primeiro arranha céu da América Latina. Está localizado no triângulo formado pela Rua São Bento nº405, Av. São João nº 35 e Rua Libero Badaró nº 504, no centro de São Paulo.


Erguido com a técnica construtiva de alvenaria de tijolos e estrutura de concreto. Atualmente, considerado o símbolo arquitetônico mais importante do momento de transição da cidade baixa. A construção foi iniciada em 1924, inaugurado em 1929 com 12 andares seguindo até 1934 finalizando a obra com 30 andares (130 metros).


Detalhe dos andares superiores.

Foi arquitetado e projetado pelo arquiteto húngaro William Fillinger, da Academia de Belas Artes de Viena. Não tendo apoio governamental para terminar a obra, Martinelli foi obrigado a vender uma parte do empreendimento ao "Istituto Nazionale di Credito per il Lavoro Italiano all´Estero" do Governo Italiano, motivo pelo qual o Governo Brasileiro tomou o prédio para si, em 1943.

Em 1932, durante a Revolução Constitucionalista, abrigou em seus terraços superiores, uma bateria de metralhadoras antiaéreas, para defender São Paulo do ataque dos chamados "vermelhinhos", os aviões do Governo da República, que sobrevoavam a cidade ameaçando bombardeá-la.

Terraços luxuosos do Edifício Martinelli.


Vários partidos políticos tiveram suas sedes no Edifício Martinelli: o antigo PRP, PC, PI, posteriormente a UDN. Os clubes da cidade também ocupavam as suas dependências como o Palestra Itália, hoje o Palmeiras, a Portuguesa de Desportos e o IT Clube, hoje desaparecido.


A partir da década de 50, o edifício entrou em uma fase de degradação extrema, ocupado por moradores de muito baixa renda, com o lixo sendo jogado nos buracos do elevador e servindo de cenário para alguns dos crimes mais famosos da época.

Em 1975 foi desapropriado pela prefeitura e completamente reformado pelo Prefeito Olavo Setúbal, reinaugurado em 1979 onde se encontra nas atuais condições. Hoje abriga as Secretarias Municipais de Habitação e Planejamento, as empresas Emurb e Cohab-SP, a sede do Sindicato dos Bancários de SP além de diversos estabelecimentos comerciais na parte térrea do edifício.


Casa do Comendador.

Paulo se reunia em suntuosas festas. Foi construída como moradia da família Martinelli para "provar" ao povo que o prédio não cairia.



Semana que vem, 14:30h nos encontraremos no Memorial da América latina p ver a obra de Portinari exposta na ONU, GUERRA E PAZ.


Abraço a todos


Manoel
+++++++++++++++


Localização=São Paulo, SP, Brasil
Construído = 1924-1934
Abertura 1929
Uso = Escritórios
Altura telhado= 130 metros
Companhias = Arquiteto William Fillinger


Um comentário:

  1. Foi muito bom conhecer a história do Ed. Martinelli e ver lá de cima toda a cidade.

    ResponderExcluir