Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Exposição de Sebastião Salgado __30/10___SESC Belém

Um dos maiores fotógrafos do mundo, o mineiro Sebastião Salgado está em cartaz no Sesc Belenzinho a exposição “Genesis”. Com curadoria de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, a mostra estreou no Natural History Museum em Londres no mês de abril e também já esteve no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, de maio a agosto.


Com a ajuda de barcos, aviões de pequeno porte e canoas, a série teve início nas Ilhas de Galápagos, com suas singularíssimas paisagens vulcânicas e a fauna, dando origem à seção "Santuários". Pinguins, elefantes marinhos e baleias estão em "Planeta Sul", com fotos feitas na Antártica, Sul da Geórgia, nas Malvinas e nas Ilhas Sandwich.


Em "Terras do Norte" são retratados o Alasca e as montanhas rochosas do Colorado, nos Estados Unidos. O norte da Sibéria e o norte da Rússia também aparecem. "África" apresenta os espetaculares e numerosos desertos. Em algumas imagens capturadas na Líbia e na Argélia, vêem-se sinais de vida, não somente de cactos e roedores, mas também na arte rupestre datada de milhares de anos.

Em "Amazonia e Pantanal", além de florestas e rios, apresenta imagens de tribos no alto Rio Xingu e da isolada tribo Zo'e, contatada pela primeira vez há apenas duas décadas e onde Sebastião Salgado afirmou que se sentiu no paraíso.


Ao todo, são 245 fotografias, tiradas entre 2004 e 2011, divididas em cinco seções geográficas. A mostra, que é inédita, revela paisagens, aldeias, tribos, desertos, animais, entre outros, que permaneceram intactos à ação humana. 


O objetivo da exposição é alertar para os problemas ambientais, justamente mostrando o que ainda há de belo e preservado. Sebastião Salgado critica a degradação do meio ambiente de forma sutil, levando o observador a perceber que ainda há o que ser salvo no planeta. 


Ref: Comentários, posts e fotos internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário