Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Gabinete do Desenho________R. Consolação 1024 09/10/2013



Na expedição do dia 09/10/2013, visitamos o recém inaugurado Gabinete do Desenho - Chácara Lane (R. da Consolação,1024). Nele ha um conjunto dos de 14 equipamentos espalhados pela cidade, que incluem do Monumento do Ipiranga à Casa Modernista. O conjunto se chama Museu da Cidade de São Paulo e é gerido pela pasta de Cultura do município.


O novo espaço expositivo ocupa uma típica construção da elite paulistana do século 19, construída fora dos limites da então pequena cidade e que servia essencialmente para lazer.


Com obras como o álbum "Jazz", de Matisse e desenhos de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti, entre outros, essa iniciativa, anterior à criação do Masp, em 1947, e do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1949, revela-se, então, como a primeira coleção modernista da cidade, condição que o Gabinete do Desenho vem sublinhar.


Após quatro anos fechado para restauro, o histórico casarão finalmente parece ter encontrado sua vocação, Entretanto, em janeiro de 2010, ainda sem chegar à metade dos trabalhos, a obra parou porque a empresa responsável rescindiu o contrato, alegando "dificuldades financeiras". Em abril de 2010, a casa ainda sofreu um incêndio, que começou na cozinha e destruiu azulejos. O fogo teria sido causado por um curto-circuito. Retomado mais tarde, o restauro foi interrompido outras duas vezes.


A recuperação da Chácara Lane e sua reabertura como galeria de arte são parte do projeto que prevê transformar a região da Praça Roosevelt no principal pólo cultural da cidade. O local ainda preserva um dos últimos trechos de mata com espécies nativas no centro de São Paulo. Os acervos da Coleção de Arte da Cidade estavam expostos no Centro Culturais São Paulo. Dos 3 mil itens, 70% são desenhos. "A guarda do acervo permanece com o Centro Cultural. Aqui é um espaço expositivo", afirma a diretora.

Sem mais, até a próxima expedição no Colóquio Cultural Parque Ibirapuera

Manoel
www.foradassombras.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário