Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

“Dalí: A Divina Comédia” _____11/09/2013

Em exposição paralela pudemos visitar na Caixa Cultural a exposição “Dalí: A Divina Comédia”. A mostra reúne 100 gravuras do pintor surrealista Salvador Dalí (1904 – 1989), inspiradas em uma das maiores obras da literatura mundial, a Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri. 


Entre 1950 e 1960, Dalí criou uma centena de aquarelas para governo italiano pela comemoração dos 700 anos do nascimento de Dante. Com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último, foram impressos alguns conjuntos de cem gravuras da obra de Dalí, depois apresentados em Paris, em momentos diferentes, nomeadamente, em 1960, o “Inferno”; em 1962, o “Purgatório” e em 1964, o “Paraíso”.










As gravuras de Dalí percorrem a viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório para, guiado pela sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.









































As cem imagens que ilustram, um a um, os cantos do poema épico de Dante são provenientes de uma coleção privada da Espanha. Este acervo de gravuras pretende conduzir o público a uma viagem do inferno ao paraíso na visão desse grande artista universal catalão.


Salvador Dalí: Saiba um pouco mais desta pessoa.

Nascido na Espanha, na cidade de Figueres, região da Catalunha, em 11 de maio de 1904, o pintor Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech é considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Admirador da arte renascentista, Dalí criou um estilo pessoal, reconhecido por sua imaginação excêntrica. Falecido em 23 de janeiro de 1989, produziu cerca de 1.500 pinturas durante sua carreira; inúmeras ilustrações para livros; litografias; desenhos de conjunto; fantasias e um número considerável de desenhos, esculturas e projetos paralelos, para fotografia e cinema.

Sem mais, até a próxima Quarta-feira no Instituto Tomie Ohtake



Ao sair do metrô (Estação Faria Lima) siga na direção noroeste na Av. Brg. Faria Lima em direção a R. Teodoro Sampaio 750 m - Ao encontrar a Rua dos Coropes, vire à direita - o destino estará à esquerda a 41m

Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88 - Pinheiros

Abraço a todos
Manoel

www.foradassombras.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário