Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aparecida - A Virgem Mãe do Brasil - Museu Afro Brasil


Na expedição do dia 24/10/2012 visitamos nosso vizinho, Museu Afro Brasil com a exposição dedicada a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.  Com curadoria de Emanoel Araújo, "Aparecida - A Virgem Mãe do Brasil", a mostra conta com uma serie de montagens cenográficas com imagens/objetos evocando Aparecida.




Com predominância barroca (italiana século XVII), a mostra conta ainda com objetos de adoração utilizados à época em que os primeiros escravos, vindos da África, como não podiam cultuar suas divindades tomavam equivalentes da igreja católica em substituição.



Laborados em madeira, cerâmica, terracota e barro por artesãos da época (em geral escravos), as esculturas retratam deuses, mascaras e vestimentas de uso restrito a cultos religiosos, a mostra conta também com colares em pedra, marfim, conchas demonstrando a capacidade de criação do negro.



Próxima quarta-feira nos encontraremos no Parque Ibirapuera para trocarmos experiências a respeito do que aprendemos em mais uma jornada de descobertas não somente sobre o que vimos como também nos mesmos. Somos gratos ao Cláudio pela belíssima monitoria – começo – meio e fim – pena que não pode durar mais.

Abraço a todos

Manoel


Nenhum comentário:

Postar um comentário