Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Casa das Rosas


Na expedição do dia 26/09/2012 visitamos a Casa das Rosas, casarão localizado no inicio da Avenida Paulista. Projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, a construção terminou em 1935 e veio abrigar uma de suas filhas, Lúcia Azevedo Dias de Castro. O imóvel foi habitado até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do estado de São Paulo.



Inaugurado em suas dependências (1991) o espaço cultural batizado de "Casa das Rosas", recebeu esse nome porque possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. A partir de 2004, a casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e passou a ser administrada pelo professor e poeta Frederico Barbosa. O espaço ainda oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, atividades ligadas à literatura.



A Casa abriga a primeira biblioteca do país especializado em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo comercializando somente livros de editoras universitárias. Um dos detalhes que nos chamou a atenção foram os azulejos empregados no terraço, resistentes a umidade, fato incomum à época sem contar também que as janelas e portas originais, apesar de terem cor de madeira, na realidade foram confeccionadas em ferro, fato este indicando que à época já se tinha uma seria preocupação com a segurança dos moradores.

Sem mais, até a próxima reunião do Colóquio Cultural será realizado no Parque Ibirapuera as 14:00. Até lá, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário