Total de visualizações de página

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Panoramas: a paisagem brasileira - FAAP



Na expedição do dia 06/06/2012 visitamos o Instituto Moreira Salles (IMS) que nos brindaram com a exposição Panoramas: a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles reunindo 280 obras, entre fotografias, desenhos e gravuras produzidas entre os anos de 1820 e 1920.




Para os curadores Carlos Martins (consultor de iconografia brasileira do IMS), Sergio Burgi (coordenador de fotografia do IMS) e Julia Kovensky (coordenadora de iconografia do IMS), o objetivo da mostra, ao reunir os acervos fotográfico e iconográfico do Instituto Moreira Salles, é apontar os procedimentos que moldaram a representação da paisagem brasileira no decorrer do século XIX.




Pudemos apreciar gravuras, desenhos e litografias de artistas viajantes, como os alemães Johann Moritz Rugendas e Carl Friedrich von Martius e o inglês Charles Landseer, entre outros que passaram pelo Brasil. “Empenhados em registrar tudo o que viam, esses artistas deixaram um grande legado em papel: esboços naturalistas, estudos preparatórios, aquarelas e gravuras, que, reproduzidas em larga escala, ilustravam álbuns de suvenir e livros de viagem”.




Estão expostas também obras de renomados fotógrafos estabelecidos no Brasil, como Augusto Stahl, Victor Frond, Militão Augusto Azevedo, Georges Leuzinger, Marc Ferrez, entre outros.“Esses fotógrafos se especializaram no registro da paisagem urbana e natural e deixaram um legado primordial para a história e memória do país”, acrescenta Sergio Burgi.




As imagens apresentadas na mostra retratam o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, e antigas regiões coloniais e cafeeiras do século XIX, como São Paulo, Salvador, Recife, Olinda, Santos, Mariana e Ouro Preto. Além disso, a exposição apresenta panoramas com registros da vegetação, de rochas, rios e cadeias de montanhas, temas apreciados por viajantes e naturalistas, além de registros fotográficos produzidos, por exemplo, por Marc Ferrez para a Comissão Geológica e Geográfica do Império e por Georges Leuzinger para o naturalista Louis Agassiz.




Semana que vem não teremos Colóquio, mas no dia 20/06/2012 nos reuniremos para festa de encerramento do semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário