Total de visualizações de página

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Fayga Ostrowe Museu Lasar Segal - 15/02/2012


Na expedição do dia 15/02/2012 visitamos o aconchegante Museu Lasar Segal. Com cerca de 100 obras entre gravuras, xilogravuras, litografias e serigrafias, a pintora, desenhista e gravadora polonesa de origem judia, Fayga Ostrower nos proporcionou uma agradável surpresa com suas obras.



Por trás de algumas delas, em especial sua primeira fase, destacamos o holocausto causado pela guerra com figuras abstratas lembrando animais, destroços, restos de casas, barracos, etc.



Posterior a esta fase, seus traços mudaram; passou a usar o metal e a pedra para desenhar capas de revistas de época, ilustrar livros (O cortiço – Aluisio de Azevedo), porém é certo que suas realizações já não contavam com as abstrações de outrora; nesse momento (final dos anos 40, inicio dos 50) suas figuras estavam focadas em ocorrência reais demonstrando assim mudança em seu modo de observara a realidade.




Faleceu em 12 de setembro de 2001, aos 81 anos, vítima de câncer, deixando um legado considerável em museus brasileiros, europeus bem como numerosos prêmios (Bienal de São Paulo (1957) e o Grande Premio Internacional da Bienal de Veneza(1958), Grande Premio nas bienais de Florença, Buenos Aires, México e outros.


Gratos por mais uma jornada, semana que vem, mesma hora e horário nos encontraremos no Parque Ibirapuera para mais um dia de paz, serenidade e, sobretudo cultura.

Abraço nos companheiros, beijos nas meninas!

Manoel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário