Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tributo a Arcangelo Ianelli -19/10/2011



Na expedição do dia 19/10/2011 visitamos o Museu de Arte Brasileira - MAB -FAAP - Tributo a Arcangelo Ianelli - onde estão expostas 43 obras, entre desenhos a carvão, guaches, pastéis, aquarelas, óleos sobre tela e madeira, serigrafia e uma escultura em mármore de Carrara.




Natural de São Paulo, Ianelli (1922-2009) foi pintor, escultor, ilustrador e desenhista se destacando na década de 50 com no grupo Guanabara juntamente com os japoneses Manabu Mabe (1924-1997), Yoshita Takaoka (1909-1978) e Tikashi Fukushima (1920-2001). Também participou de 8 bienais em São Paulo, exposições na Europa, Estados Unidos, Japão e México.



Em sua passagem pelas artes, a abstração apareceu pela primeira vez em sua carreira na década seguinte. Mais tarde, anos 70, iniciou a produção de esculturas e nesta época apareceram seus quadrados e retângulos monocromáticos cujas simplificações se tornariam marca registrada.




Assim como outros pintores, Ianelli foi vitima de intoxicação pelas tintas a óleo que usava em suas obras e por isso passou a usar a têmpera a ovo com técnicas de transparência e uniformidade utilizadas ate sua morte em 2009.



Suas obras estão em museus no Japão, México, Itália, Canadá e na América Latina, além de constar do acervo das principais instituições brasileiras.



Ainda no MAB fomos convidados a visitar uma exposição paralela e para nossa surpresa fomos contemplados com obras belíssimas de Anita Malfati, Segal, Zélia Gatai, Portinari e outros tantos que através de obras com tema semelhante (tristeza/introspecção) deram um panorama do que pensavam a respeito retratando em seus quadros esses instantes



Nenhum comentário:

Postar um comentário