Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Instituto Biológico - Planeta Inseto 25/09/2013


Você sabe o que é um inseto? Sabia que existem mais de 1 milhão de espécies conhecidas e acredita-se que há mais outras 7 milhões para serem descobertas?


Você acha que os insetos não são importantes e que só atrapalham? Consegue imaginar nosso planeta 15% mais leve e com a metade dos seres vivos existentes? Pois é, os insetos, aparentemente tão insignificantes, representam mais da metade do planeta e, somente as formigas, 15% de seu peso! 

É melhor conhecermos um pouco mais sobre esses animais, não é mesmo? Mas, que tal de uma forma diferente? Já imaginou um zoológico de insetos? Nunca imaginou? Pois nós fizemos um e disponibilizamos isso para você!

   
EXPOSIÇÃO "PLANETA INSETO"  
   
O único Jardim Zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo IBAMA e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.  
   

No Museu do Instituto Biológico está a exposição PLANETA INSETO mostrando a importância desses organismos na vida humana. A mostra retrata, de forma lúdica e interativa, os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública.

Ainda não se convenceu? Que tal descobrir como as lagartas do bicho-da-seda fazem uma confortável camisa? E, para descontrair, apostar em uma excêntrica corrida de baratas? Isso mesmo tem até um baratódromo!


Descubra também quais povos utilizam os insetos como fonte de alimento, e quais que os treinam para competirem em campeonatos de lutas.

Já viu um inseto que parece um graveto? Não? Talvez até já tenha visto, porém não o diferenciou de um galho, esse inseto recebe o nome de bicho-pau, venha aprender a identificá-lo com a gente! 


Ref: http://www.biologico.sp.gov.br/museu.php

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tomie Ohtake-influxo das formas


Tomie Ohtake (Quioto, 21 de novembro de 1913) é uma pintora japonesa naturalizada brasileira. Aos vinte e três anos de idade viajou ao Brasil, para visitar um irmão mas não pode retornar devido a Segunda Guerra Mundial.

                             ito_tomie-ohtake_sem-titulo_1961_oleo-sobre-tela_130x130.jpeg


ito_tomie-ohtake_sem-titulo_1988_agua-tinta-soucre-e-agua-forte_45x45.jpeg


tomieestudos-3-_300dpi.jpeg

É uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas. Foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960; e em 1988, foi condecorada com a Ordem do Rio Branco pela escultura pública comemorativa dos 80 anos da imigração japonesa, em São Paulo.

Ref: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomie_Ohtake

Sem mais, até quarta-feira que vem no Instituto Biologico.
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1254 - Moema




quarta-feira, 11 de setembro de 2013

“Dalí: A Divina Comédia” _____11/09/2013

Em exposição paralela pudemos visitar na Caixa Cultural a exposição “Dalí: A Divina Comédia”. A mostra reúne 100 gravuras do pintor surrealista Salvador Dalí (1904 – 1989), inspiradas em uma das maiores obras da literatura mundial, a Divina Comédia, do poeta italiano Dante Alighieri. 


Entre 1950 e 1960, Dalí criou uma centena de aquarelas para governo italiano pela comemoração dos 700 anos do nascimento de Dante. Com a colaboração dos editores Joseph Foret e Jean Estrade, no atelier deste último, foram impressos alguns conjuntos de cem gravuras da obra de Dalí, depois apresentados em Paris, em momentos diferentes, nomeadamente, em 1960, o “Inferno”; em 1962, o “Purgatório” e em 1964, o “Paraíso”.










As gravuras de Dalí percorrem a viagem imaginária de Dante, desde os círculos infernais, acompanhado por Virgílio, até o centro da terra, onde encontra Lúcifer. Depois, regressando à superfície terrestre, sobe a montanha do purgatório para, guiado pela sua amada Beatriz, ser admitido no paraíso.









































As cem imagens que ilustram, um a um, os cantos do poema épico de Dante são provenientes de uma coleção privada da Espanha. Este acervo de gravuras pretende conduzir o público a uma viagem do inferno ao paraíso na visão desse grande artista universal catalão.


Salvador Dalí: Saiba um pouco mais desta pessoa.

Nascido na Espanha, na cidade de Figueres, região da Catalunha, em 11 de maio de 1904, o pintor Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech é considerado um dos maiores representantes do surrealismo. Admirador da arte renascentista, Dalí criou um estilo pessoal, reconhecido por sua imaginação excêntrica. Falecido em 23 de janeiro de 1989, produziu cerca de 1.500 pinturas durante sua carreira; inúmeras ilustrações para livros; litografias; desenhos de conjunto; fantasias e um número considerável de desenhos, esculturas e projetos paralelos, para fotografia e cinema.

Sem mais, até a próxima Quarta-feira no Instituto Tomie Ohtake



Ao sair do metrô (Estação Faria Lima) siga na direção noroeste na Av. Brg. Faria Lima em direção a R. Teodoro Sampaio 750 m - Ao encontrar a Rua dos Coropes, vire à direita - o destino estará à esquerda a 41m

Instituto Tomie Ohtake - R. dos Coropés, 88 - Pinheiros

Abraço a todos
Manoel

www.foradassombras.blogspot.com.br

Axk Leskoschek - LUZÊNCIAS - Caixa Cultural 11/09/2013


Miniaturas iluminadas do artista austríaco Axl Leskoschek enriqueceram grandes obras literárias editadas no Brasil; a exposição apresentou cerca de 100 gravuras, produzidas pelo artista entre 1939 e 1948, período em que morou e trabalhou no Brasil. 


Reconhecido por sua requintada miniaturização da ação humana, Axl Leskoschek pega carona na mobilidade dramática dos personagens literários e implode essa característica em suas linhas, luzes e sombras, cortes no escuro da madeira, para iluminar e projetar a dimensão incomensurável de sua arte, miniaturizada, no espaço físico da matriz e a recorrente impressão sobre o papel.


Sintetizando o máximo de detalhes no menor espaço, Axl Leskoschek emoldura, pela simetria da paisagem/cenografia, os sentimentos dos personagens literários, sejam estes de Graciliano Ramos, do então novato Carlos Lacerda ou do russo Dostoiévski, seus “parceiros” de trabalho. Os livros, e um álbum com originais seguido de 10 matrizes, ilustram o caráter didático e estético da mostra.


Tendo lecionado xilogravura no curso de desenho de propaganda e de artes gráficas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro, Leskoschek foi uma fonte de dedicação à técnica e de comprometimento artístico para toda uma geração de talentosos artistas, como Fayga Ostrower, Edith Behring, Renina, Ivan Serpa e Almir Mavignier.




Saiba um pouco mais sobre Axl Leskoschek:


Nascido em Graz, na Áustria, em 1889 – Axl Leskoschek faleceu em 1979 em Viena, capital de seu país. Nesse meio tempo, foi gravador, pintor, ilustrador, desenhista, professor e cenógrafo.


Formado em Direito, exerceu o magistrado em sua cidade natal. Ingressou na Escola de Belas Artes de Graz e na Escola de Artes Gráficas de Viena, em 1919. Em 1921, apresentou aquarelas em sua primeira individual. Entre 1929 e 1932, criou cenários para teatro.


Com a ascensão do nazismo, exilou-se na Suíça, em 1938, onde inicia a série de xilogravuras Odysséia; transferiu-se para o Rio de Janeiro, em 1939. Ensinou Xilogravura no Curso de Desenho e Propaganda da Fundação Getúlio Vargas. Na temporada brasileira, ilustrou os clássicos “Os Lusíadas” e “Odisséia”, e livros de autores e temáticas nacionais como “Brazilianischer Romanzero”, de Ulrich Bechers, “Dois Dedos”, de Graciliano Ramos; e “Uma Luz Pequenina”, de Carlos Lacerda.


Em 1946, realizou a primeira individual no Brasil, na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro; em 1948, apresentou-se no Ministério da Educação e Cultura. O artista, além de realizar xilogravuras, pintou paisagens, naturezas-mortas e cenas do cotidiano carioca e fluminense.



Retornou à Áustria, em 1949, passando a residir em Viena, onde veio a falecer, no dia 12 de fevereiro de 1979. A Graphus Editora lançou, em 1981, o álbum “Ilustrações de Axl Leskoschek para Dostoievski”, com apresentação de José Neistein e a impressão de xilogravuras originais, realizadas pelo editor Julio Pacello.

Sem mais, até a próxima quarta-feira onde nos encontraremos no Instituto Tomie Ohtake




Abraços a todos
Manoel
www.foradassombras.blogspot.com.br