Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Mestres do Renascimento_____CCBB

                                             

Com obras históricas de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael, Ticiano, Tintoretto, Giorgione, Veronese,Correggio, Bellini e outros, visitamos a mostra "Mestres do Renascimento" ofertada pelo Centro Cultural Banco do Brasil ao Colóquio Cultural Parque Ibirapuera.


Através dela passamos a compreender um pouco melhor a evolução deste movimento artístico ocidental que foi o Renascimento a partir da técnica de pintura em camadas (velatura) e com pinceladas esfumaçando as tintas onde se destaca Ticiano.


Artistas e Obras Visitadas



                               Alvise Vivarini - Arco trionfale del doge Niccolò Tron, 1471-1473
                                                   (Arco de triunfo do doge Niccolò Tron)

Líder antes de Giovanni Bellini, Avise Vivarini fazia parte de uma dinastia de pintores. Seu pai era Antonio Vivarini e seu tio, com quem aprendeu técnicas de pintura, foi Bartolomeo Vivarini. As obras do artista mostram certo adiantamento sobre seus antecessores. A arquitetura e perspectiva de seu trabalho são avançadas para a época. Muitas igrejas em Veneza possuem obras de Vivarini. Outras composições do pintor estão em Treviso, Milão, Londres e Berlim.



Vittore Carpaccio Apparizione dei crocifissi del monte Ararat nella chiesa di Sant'Antonio di Castello, depois de 1515

Vittore Carpaccio (c. 1460 - 1525/1526) foi um pintor italiano da escola veneziana, que estudou com Gentile Bellini. Ele é mais conhecido por um ciclo de nove pinturas, a lenda de Santa Úrsula. Seu estilo era um tanto conservador, mostrando pouca influência das tendências humanistas que transformaram a pintura renascentista italiana durante sua vida. Ele foi influenciado pelo estilo de Antonello da Messina e arte neerlandesa Precoce.


GIROLAMO DA BRESCIA -Ritratto di gentiluomo com flauto, c. 1526 - Retrato de Homem com flauta


Conhecido por Girolamo da Brescia, o artista apresenta um estilo marcado pelo lirismo silencioso. Embora a grande parte de seu trabalho tenha sido esquecida, o interesse em Girolamo foi revivido no século XX. Suas obras ganharam um lugar ao lado de outros pintores da Alta Renascença. Por volta dos 40 anos, Girolamo foi morar em Veneza, onde teve seu período de maior produção. Lá, recebeu comissões para a elaboração de retratos e retábulos para o duque de Milão, Francesco Maria Sforza.

SEBASTIANO DEL PIOMBO
Ritratto Del médico Arsilli, 1516 - (Retrato do médico Arsilli)

Óleo sobre madeira 85,0 x 69,0 cm


Sebastiano del Piombo nasceu ao redor de 1485 em Veneza e morreu em Roma em 21 de Junho de 1547.O nome verdadeiro do pintor era Sebastião Luciani, conhecendo-se por Viniziano. Aprendiz em Veneza de Giovanni Bellini e depois de Giorgione, cujo estilo teve forte influência sobre ele, foi para Roma em 1511 chamado pelo banqueiro Agostino Chigi, e em Roma decorou com afrescos a Villa Farnesina. Passou um ano mais em Veneza, de 1528 a 1529 e depois a vida toda em Roma. Na cidade, em 1531, recebeu o título honorífico de Protetor do Selo da Curia - o pombo ou piombo - origem de seu nome futuro.Executou principalmente grandes painéis para igrejas em Roma, mas fez alguns retratos. Rafael e Michelangelo se deixaram influenciar por sua obra, marcada pela monumentalidade e vigorosa linguagem formal. Belas peças são sua Transfiguração de Cristo e a Flagelação de Cristo, na capela Borgherini da igreja de San Pietro in Montorio.




FRANCESCO FRANCIA

Madonna com Il Bambino e San Francesco, c. 1510 - Virgem com Menino e São Francisco
Óleo sobre madeira 27,5 x 21,5 cm


Francesco di Marco di Giacomo Raibolini, mais conhecido como Francesco Francia (c. 1450 - 1517), foi um pintor, ourives e medalhista italiano, nascido em Bolonha.Inicialmente, Francia dedicou-se à ourivesaria, tendo produzido obras em prata e nigelo, destruídas com a expulsão dos Bentivoglio de Bolonha, em 1506. A primeira menção à sua atividade como pintor é de 1486, e sua mais antiga obra conhecida é a Madona Felicini,, assinada e datada de 1494.



II MORETTO - Alessandro Bonvicino 
Ritratto di gentiluomo com lettera, s.d. - Retrato de Homem com carta
Óleo sobre tela - 117,0 x 99,6 cm


Um dos melhores pintores do norte da Itália no século XVI, Alessandro Bonvicino, conhecido por Moreto, foi um aplicado estudante das obras de Ticiano. Ele sofreu grande influência dos pintores G. Itomanino e Rafael. Em suas telas, Moreto traz uma forma natural e atraente, trata o sentimento de maneira devocional e trabalha com cores frescas e opulentas. Em 1521, atuou com Girolamo Romanino, na “Cappella del Sacramento”, antiga catedral da Bréscia. Ali, ele finalizou uma “Última Ceia”.




LORENZO LOTTO
Óleo sobre tela - 145,8 x 166,0 cm
Adorazione dei Patori, 1525 – 1535 - Adoração dos Pastores


Lorenzo Lotto é considerado um dos mais talentosos artistas de sua geração. Dotado de uma individualidade estilística, ficou conhecido por seus retratos e suas pinturas com temática religiosa. Lotto trabalhou em diversas cidades italianas. De 1509 até 1511, ficou encarregado de produzir a decoração dos apartamentos papais do Vaticano. Respeitado e bastante conhecido no norte da Itália, antes de falecer, ele entrou para a vida religiosa, tornando-se irmão leigo na Santa Casa de Loreto.



RAFAEL
Cristo benedicente, 1506 - Cristo Abençoado
Óleo sobre madeira - 31,6 x 25,0 cm


Rafael foi um dos mais importantes personagens da alta Renascença Italiana. Filho de Giovanni Santi, pintor da corte do duque de Urbino, Rafael possuía um refinamento que o ajudou a angariar sucesso nas altas esferas. O artista parece ter adquirido a experiência de Michelangelo em anatomia humana, além de ter sido influenciado pelas composições simples, a iluminação e a intimidade emocional de Leonardo da Vinci. Apesar disso, Rafael desenvolveu um estilo próprio, de grande apelo.

MICHELANGELO
Studio di fortificazione per La porta al Prato, c. 1529- 1530. - Estudo de fortificação para Porta al Prato.Lápis, bico de pena e aquarela sobre papel - 38,8 x 55,8 cm


Celebrado como o maior artista da pintura, da escultura e da arquitetura, Michelangelo Buonarroti é um dos nomes mais respeitados do Renascimento italiano. Em 1508, ele foi chamado a Roma pelo papa Júlio II para pintar os afrescos da Capela Sistina. A pintura foi aclamada como obra-prima e Michelangelo como o maior artista de seu tempo. Nas décadas seguintes, ele trabalhou intensamente até a velhice e continuou a ser bem-sucedido em vários campos, entre os quais a poesia.



TICIANO
Maddalena, 1550-1555
Óleo sobre tela 122,0 x 94,0 cm


Tiziano Vecellio, o conhecido Ticiano, foi um pintor italiano da chamada Escola Veneziana que criou uma importantíssima obra pictórica. Ele é considerado como um dos maiores retratistas de seu tempo, especialmente porque tinha muita facilidade em captar as características pessoais daqueles que retratava.Ticiano nasceu na pequena Pieve di Cadore, na província de Belluno, perto de Veneza, por volta de 1488. Quando ele nasceu, nasceram também dois outros gigantes da pintura italiana: Rafael e Michelangelo. 


GIORGIONE
Madonna col bambino tran San Giovanni Battista e uma Santa, 1496- 1500- Virgem com o Menino entre São João Batista e uma Santa
Óleo sobre madeira 55,0 x77,0 cm


Giorgione (Castelfranco Veneto , c. 1477 — Veneza, fins de 1510) como é conhecido Giorgio Barbarelli da Castelfranco, foi um pintor do Renascimento na Itália. Por ter morrido com apenas 33 anos, deixou uma obra pequena em quantidade, mas de alta qualidade e grande influência em seu tempo. A vida de Giorgione foi descrita por Vasari, em seu livro Vidas.




LEONARDO DA VINCI
Leda e Il Cigno, s.d. - Leda e o cisne
Óleo sobre madeira 115,0 x 86,0 cm
(reparem na asa acolhendo carinhosamente a mulher)

Leonardo da Vinci é considerado a peça-chave da Alta Renascença. "Mona Lisa" (1503-1506) foi a obra que o notabilizou, cativando amantes da arte há séculos. Contudo, sua atuação não se restringia às pinturas. Ele também foi arquiteto, matemático, escultor, engenheiro, entre outros ofícios. O conjunto de sua obra é amplamente marcado pela genialidade. A habilidade de organizar criativamente os espaços e planejar composições harmoniosas são exemplos da grande capacidade artística de da Vinci.

Sem mais, sou grato pelo dia de hoje por ter conhecido os Mestres do Renascimento e incrementado um pouco mais minha bagagem cultural

Manoel
www.foradassombras.blogspot.com.br