Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aparecida - A Virgem Mãe do Brasil - Museu Afro Brasil


Na expedição do dia 24/10/2012 visitamos nosso vizinho, Museu Afro Brasil com a exposição dedicada a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.  Com curadoria de Emanoel Araújo, "Aparecida - A Virgem Mãe do Brasil", a mostra conta com uma serie de montagens cenográficas com imagens/objetos evocando Aparecida.




Com predominância barroca (italiana século XVII), a mostra conta ainda com objetos de adoração utilizados à época em que os primeiros escravos, vindos da África, como não podiam cultuar suas divindades tomavam equivalentes da igreja católica em substituição.



Laborados em madeira, cerâmica, terracota e barro por artesãos da época (em geral escravos), as esculturas retratam deuses, mascaras e vestimentas de uso restrito a cultos religiosos, a mostra conta também com colares em pedra, marfim, conchas demonstrando a capacidade de criação do negro.



Próxima quarta-feira nos encontraremos no Parque Ibirapuera para trocarmos experiências a respeito do que aprendemos em mais uma jornada de descobertas não somente sobre o que vimos como também nos mesmos. Somos gratos ao Cláudio pela belíssima monitoria – começo – meio e fim – pena que não pode durar mais.

Abraço a todos

Manoel


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Adriana Varejão____MAM 10/10/2012




Na expedição do dia 10/10/2012 visitamos nosso vizinho, MAM – Museu de Arte Moderna. Com 42 obras, a exposição panorâmica de Adriana Varejão nos ofertou obras de vários períodos de sua carreira, todos a partir da decada de 90 (em especial, após 1992) de sua coleção presente no pais e no exterior, como a Fundación "la Caixa" (Madri), Tate Modern (Londres) e Guggenheim (Nova York).


A mostra tem seleção de trabalhos fundamentais da artista feita pelo curador Adriano Pedrosa, colega desde aqueles tempos. Verdade não contamos com monitoria, porém gentilmente o Moacir (Moa) nos brindou com seu conhecimento em relação as possíveis duvidas dos participantes do Coloquio.


Uma das 42 obras, de grandes dimensões e produzida especialmente para a exposição, traz azulejos nos quais são retratadas plantas carnívoras. Esta obra remete ao trabalho da artista presente no Panorama da Arte Brasileira de 2003, no próprio MAM, em que azulejos reais traziam estampas de plantas alucinógenas. O painel, de cerca de 18 metros de extensão, é composto por 54 módulos de pintura.




Também foram produzidos para o evento uma pintura em grande formato, com o panorama da Bahia de Guanabara, Rio de Janeiro; e um prato. Os dois trabalhos foram recriados em estilo chinês, nos quais a artista Adriana Varejão retoma a série Terra Incógnita, iniciada em 1992, introduzindo elementos do trabalho atual da artista. A mostra inclui ainda os exemplos mais significativos das séries de Pratos, Saunas, Ruínas de Charque, Mares e Azulejos, Línguas e Incisões, Irezumis, Acadêmicos, Proposta para uma Catequese e Terra Incógnita.



Sem mais, nos encontraremos quarta-feira que vem no Cecco Ibirapuera para dividir o conhecimento obtido nessa jornada. Por hoje, sou grato por ter adquiro um pouco mais cultura ao meu viver - Valeu Moacir... obrigado pela gentil cooperação!!

Manoel